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Queda de Avião da Embraer no Cazaquistão: Rússia, Cazaquistão e Azerbaijão Investigam o Acidente e Garantem Transparência nas Informações

por Redação Folha
26/12/2024
em Destaques, Mundo
Tempo de leitura:4 mintos de leitura
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Queda de Avião da Embraer no Cazaquistão: Rússia, Cazaquistão e Azerbaijão Investigam o Acidente e Garantem Transparência nas Informações
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Na quarta-feira, 25 de dezembro de 2024, um avião fabricado pela Embraer, da companhia Azerbaijan Airlines, caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, após sofrer interferências no sistema de GPS durante o voo. A aeronave estava a caminho de Grózni, na Rússia, e transportou 67 pessoas, incluindo 62 passageiros e 5 membros da tripulação. Trágicamente, 38 pessoas perderam a vida, e o incidente gerou investigações em três países: Rússia, Cazaquistão e Azerbaijão.

Detalhes do Acidente:

  • Local da queda: Próximo a Aktau, cidade no oeste do Cazaquistão.
  • Voo: O avião havia decolado de Baku, capital do Azerbaijão, e seguiu para Grózni, na Chechênia, Rússia.
  • Causas iniciais: Segundo autoridades, a aeronave sofreu interferências no GPS que fizeram com que o avião oscilasse de altitude por mais de uma hora, antes de realizar um pouso de emergência. Informações preliminares indicam que o piloto decidiu desviar para o aeroporto de Aktau após uma continuação com pássaros. No entanto, a queda ocorreu pouco depois de ataques aéreos com drones no sul da Rússia, o que gerou especulações sobre um possível impacto desses ataques no incidente.

Investigação e Reações:

  1. Rússia: O Kremlin anunciou que abriria uma investigação própria sobre o acidente. Moscou enfatizou que aguardará os resultados da investigação antes de fazer especulações. A Rússia também revelou a possibilidade de interferência dos sistemas antimísseis na área, incluindo a desativação do GPS.
    • Declarações de Putin: O presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou suas condolências ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, e lamentou a perda de vidas.
  2. Cazaquistão: O chefe do Parlamento do Cazaquistão, Ashimbayev Maulen, garantiu que todas as informações sobre o acidente foram divulgadas ao público e que não teria havido tentativas de ocultar dados pelos três países envolvidos.
    • Apoio às vítimas: O Cazaquistão criou uma comissão governamental para investigar o ocorrido, garantindo assistência às famílias das vítimas e feridos.
  3. Azerbaijão: A companhia aérea Azerbaijan Airlines, responsável pelo voo J2-8243, suspendeu todos os voos para a cidade de Grózni até que a investigação fosse concluída.

Descrição da Aeronave: A aeronave envolvida no acidente foi um Embraer 190, um modelo de avião com capacidade para cerca de 100 passageiros. A Embraer, fabricante brasileira, lamentou profundamente o ocorrido e se comprometeu a apoiar as investigações em andamento.

Padrões de Operações e Interferência no GPS: O voo da Azerbaijan Airlines foi alterado por falhas no sistema de GPS, o que ocorreu em uma oscilação de altitude por 74 minutos, conforme registros do site de monitoramento Flighradar24. A interferência no sistema de navegação pode estar ligada a ataques de drones no sul da Rússia, área onde sistemas antimísseis operam com frequência.

Pouso de Emergência: O piloto, diante da situação de emergência, tomou a decisão de realizar um pouso forçado próximo a Aktau, no Cazaquistão, a aproximadamente 3 km da cidade. O impacto, no entanto, foi fatal para muitos dos ocupantes, e o avião pegou fogo, conforme mostrado em vídeos de câmeras de segurança e drones que registraram o momento da queda.

Resgates e Feridos: Após a queda, os bombeiros do Cazaquistão controlaram o incêndio rapidamente, e os sobreviventes foram resgatados e encaminhados para hospitais próximos. Imagens dos destroços, que mostram partes da fuselagem ainda intactas, foram divulgadas, e passageiros feridos puderam ser vistos saindo do local.

Primeiras Reações das Autoridades: O Ministério de Emergências do Cazaquistão foi um dos primeiros a divulgar as informações sobre o acidente, incluindo o número de mortos e o trabalho dos socorristas. A companhia aérea e a Embraer também se pronunciaram sobre o incidente, lamentando as mortes e oferecendo apoio às famílias das vítimas.

Impacto nas Investigações e Especulações: As investigações sobre a queda do avião continuam em andamento. Enquanto a Rússia, Cazaquistão e Azerbaijão analisam as causas e o impacto da interferência no GPS, diversas teorias estão sendo levantadas, incluindo a possível ligação do incidente com os recentes ataques aéreos no sul da Rússia. A região, conforme indicado, é conhecida por ter sistemas de defesa antimísseis, o que pode ter influenciado o funcionamento dos sistemas de navegação.

Promessas de Transparência: O chefe do Parlamento do Cazaquistão reiterou que todas as informações serão divulgadas publicamente e que não haverá tentativa de ocultar dados. O governo do Azerbaijão e o Cazaquistão têm trabalhos em conjunto para garantir que o processo de investigação seja transparente e esclareça todas as situações que ocorreram na queda do avião.

A queda do avião Embraer 190 no Cazaquistão é um acidente trágico que deixou itens de vítimas fatais. As investigações sobre as causas do acidente estão em andamento, com a Rússia, o Cazaquistão e o Azerbaijão trabalhando juntos para esclarecer os detalhes e garantir que todos os dados sejam compartilhados com o público. Enquanto isso, os familiares das vítimas e os sobreviventes continuam a receber o apoio das autoridades.

Avião fabricado pela Embraer cai no Cazaquistão no dia 25 de dezembro de 2024 — Foto: Azamat Sarsenbayev/Reuters
Avião fabricado pela Embraer cai no Cazaquistão no dia 25 de dezembro de 2024 — Foto: Azamat Sarsenbayev/Reuters
Especialistas periciam no dia 26 de dezembro de 2024 destroços do avião da Embraer que caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão — Foto: Ministério de Emergências do Cazaquistão/Reuters
Especialistas periciam no dia 26 de dezembro de 2024 destroços do avião da Embraer que caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão — Foto: Ministério de Emergências do Cazaquistão/Reuters
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