Quatro policiais civis de Santo André, na Grande SP, foram presos na manhã desta sexta-feira (25) durante a Operação Latus Actio III, que investiga extorsão de funkeiros. De acordo com a Polícia Federal e o Ministério Público, os agentes cobravam propina de MCs e empresários de produtores para não investigar a exploração ilegal de jogos de azar.
A operação é um desdobramento de um inquérito aberto em 2021 sobre a relação entre donos de produtoras de funk e a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Além das prisões, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Santo André, Mauá e São Paulo.
Na fase anterior da operação, foram recolhidos celulares que mostraram as extorsões. Com as evidências, a PF prendeu um investigador e afastou outro policial. Além disso, um delegado foi alvo de busca e é investigado por corrupção passiva.
A Corregedoria da Polícia Civil apoiou a operação e ressaltou que não compactua com desvios de conduta e punirá exemplarmente os responsáveis.
Fonte: TV Globo