A China anunciou uma tarifa de 125% sobre produtos dos Estados Unidos nesta sexta-feira (11), em resposta direta ao novo pacote de tarifas globais decretado pelo presidente americano Donald Trump na semana passada. A medida intensifica a guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.
Como reflexo imediato, o dólar registrou seu menor valor em três anos frente às principais moedas de países desenvolvidos, como o euro, iene, libra esterlina, dólar canadense, coroa sueca e franco suíço.
O presidente Trump comentou o cenário em sua rede social Truth Social: “Estamos nos saindo muito bem em nossa política tarifária. Muito empolgante para os Estados Unidos e para o mundo!!! Está avançando rapidamente”.
Enquanto isso, o presidente da China, Xi Jinping, pediu que a União Europeia se una a Pequim contra o que classificou como “intimidação” dos EUA.
A nova rodada de tarifas, que pode ultrapassar 145% em determinados setores, levanta preocupações sobre os impactos globais da disputa, incluindo possíveis ganhos ou perdas para países emergentes como o Brasil.
Fonte: BBC News Brasil