A Polícia Civil de São Paulo identificou dois suspeitos envolvidos na morte do arquiteto Jefferson Dias, baleado após atropelar um assaltante na Zona Oeste, na terça-feira (1º). Câmeras de segurança registraram o momento da ação (veja os vídeos nesta reportagem).
Detalhes do Crime
O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) está em busca dos suspeitos, um dos quais é o atirador e o outro o cúmplice que ajudou na fuga. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirmou: “As diligências permitiram a identificação do atirador e do indivíduo que deu suporte após os disparos.”
Ação Heroica e Consequências Trágicas
Jefferson Dias, ao tentar impedir o roubo de sua aliança e celular de uma pedestre, jogou seu carro em direção ao assaltante, que estava em uma moto. O ladrão caiu e, em resposta, sacou uma arma e disparou contra Jefferson, atingindo-o com três tiros fatais. O amigo que estava no carro conseguiu escapar, enquanto o criminoso fugiu a pé, abandonando a moto, que era roubada.
Impacto na Família
Jefferson, de 43 anos e recém-casado, tinha planos de constituir uma família. Sua irmã, Jaqueline Dias, comentou: “Era um desejo deles ter filhos e, infelizmente, isso foi interrompido. A falta dele será enorme em nossas vidas.”
O velório e o enterro de Jefferson estão marcados para esta quinta-feira (3) no Cemitério Parque dos Ypês, em Itapecerica da Serra.
Estatísticas de Violência em São Paulo
Este caso trágico se insere em um cenário alarmante. De acordo com dados da SSP, 9 latrocínios foram registrados em São Paulo no primeiro bimestre de 2025, uma redução em relação aos 12 casos do ano anterior. No entanto, os homicídios dolosos aumentaram 16%, com 94 casos e 95 vítimas nos dois primeiros meses do ano.