A Câmara Municipal de São Paulo, sob a presidência do vereador Ricardo Teixeira (União Brasil), anunciou a instalação de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) nesta quarta-feira (2). As comissões investigarão os alagamentos no Jardim Pantanal e fraudes na venda de apartamentos destinados a famílias de baixa renda.
A CPI de Habitações de Interesse Social, proposta pelo vereador Rubinho Nunes (União), investigará irregularidades de construtoras que venderam imóveis destinados a famílias de baixa renda e grupos com renda superior ao permitido. Essas fraudes resultaram em multas superiores a R$ 31 milhões.
A segunda CPI, de autoria do vereador Alessandro Guedes (PT), examinará a atuação do poder público na prevenção de alagamentos no Jardim Pantanal. A região, situada na várzea do rio Tietê, enfrenta inundações frequentes, como evidenciado pelas enchentes que ocorrem em fevereiro, que permaneceram no bairro submerso por uma semana.
Os vereadores definirão os integrantes das CPIs nesta quarta-feira, e cada comissão terá um prazo inicial de 120 dias, podendo ser prorrogado. As investigações incluirão depoimentos de especialistas e representantes da comunidade, buscando soluções para mitigar os impactos das enchentes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/f/z/6zFwUBTBAOF4agFbVGQQ/rua20250203006.jpg)