Situação Atual
O nível do rio Madeira subiu 10 cm em 24 horas, passando de 16,29 m na terça-feira (25) para 16,43 m nesta quarta-feira (26). A Prefeitura de Porto Velho decretou Estado de Alerta de Emergência devido à crescente cheia, que já afeta comunidades ribeirinhas e começa a invadir áreas urbanas.
Cota de Alerta
O rio atingiu a cota de alerta após um longo período de seca na região Norte. Está a pouco mais de 50 cm da cota de inundação, com previsão de novas elevações, conforme o Serviço Geológico do Brasil.
Comunidades Afetadas
A Defesa Civil identificou 13 comunidades em situação de alagamento, incluindo Ressaca, Maravilha I e II, Vila Nova e Vila do Calama. Muitas estão isoladas, e as famílias estão usando barcos para se locomover.
Resposta da Prefeitura
O Decreto nº 20.865 visa mobilizar órgãos municipais para atender as ocorrências e minimizar os danos da cheia, com vigência de 90 dias. A Defesa Civil está fornecendo água potável e hipoclorito de sódio às comunidades afetadas, além de garantir transporte seguro.
Causas da Elevação
A elevação do nível do rio é provocada por chuvas nos rios Beni e Madre de Dios, que contribuem com cerca de 70% da vazão do Madeira. As equipes continuam a monitorar a situação e preparar estruturas para socorrer famílias que precisem evacuar.