Durante o pré-carnaval no estado de São Paulo, entre sábado (22) e domingo (23), foram registrados ao menos 880 furtos e roubos de celulares, segundo levantamento da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Na tarde de domingo, duas mulheres foram presas em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo, com 16 celulares furtados durante o Bloco Modo Surto, que contou com a participação da cantora Luísa Sonza.
Um engenheiro que estava no bloco relatou à polícia que, enquanto as mulheres tentavam passar por ele, estavam “fazendo zigue-zague em sua frente”, como se não soubessem como passar. Logo após, as suspeitas se aproximaram e, cada uma de um lado, apertaram o homem, que então percebeu que seu celular havia desaparecido de seu bolso.
Graças a um rastreador, o engenheiro conseguiu localizar o aparelho e procurou policiais militares em patrulhamento na área. As suspeitas, de 21 e 24 anos, foram encontradas escondidas em uma loja na Avenida João Dias. Durante a abordagem, admitiram os furtos e revelaram que planejavam vender os celulares. Segundo o boletim de ocorrência, elas afirmaram praticar esse tipo de crime com frequência e que nunca haviam sido presas anteriormente.
O pré-carnaval deste ano apresentou uma queda de 62% nos casos de roubos e furtos de celulares em comparação ao mesmo período do ano passado, conforme dados da SSP. Foram registrados 880 boletins de ocorrência entre sábado e domingo, enquanto no pré-carnaval do ano passado, o número foi de 2.344.
Na capital paulista, também houve redução nos crimes. No último fim de semana, foram registrados 590 furtos e roubos de celulares, em contraste com os 1.508 do pré-carnaval do ano anterior.