As gêmeas siamesas Nathaly e Rhadassa, filhas da rondoniense Valdinéia Satil, morreram nesta sexta-feira (21), após sofrerem uma série de paradas cardíacas. As meninas nasceram prematuras e unidas pelo tronco e abdômen em 13 de fevereiro, após uma gravidez de risco.
Confirmação da Morte
O médico Zacharias Calil, cirurgião pediátrico que acompanhou a gestação, confirmou a morte. Na tarde do falecimento, as irmãs sofreram uma parada cardíaca e, apesar das tentativas de reanimação por 25 minutos, não resistiram.
Histórico e Transferência
Valdinéia mobilizou as redes sociais para conseguir a transferência das famílias para Goiânia, onde o parto foi realizado devido à falta de estrutura nas unidades de saúde em Rondônia. Após dificuldades para obter um laudo de “Tratamento Fora de Domicílio” (TFD), Valdinéia conseguiu a autorização para a transferência em dezembro de 2024, após uma transmissão ao vivo que alcançou mais de 100 mil visualizações.
Raridade do Caso
Gêmeos siameses são uma condição rara, ocorrendo em aproximadamente 1 a cada 200 mil nascimentos. Este foi o segundo caso registrado em Rondônia nos últimos três anos.