Imagine ser abocanhado por uma baleia e sobreviver! Isso aconteceu com Adrián Simancas enquanto ele passava de caiaque com o pai no Sul do Chile.
O vídeo do momento, que viralizou nas redes sociais, mostra o jovem sendo engolido pela baleia e cuspido de volta ao mar em menos de 10 segundos. A seguir, entenda como isso foi possível, com a explicação de Bio Mesquita, biólogo especialista em fatos inusitados.

O que aconteceu?
Adrián estava tranquilo, navegando pelo Estreito de Magalhães, quando de repente sentiu uma pancada nas costas que o lançou ao ar. Ao abrir os olhos, ele descobriu que estava dentro de algo macio e pegajoso — a boca de uma baleia.
Ele não viu qual animal o havia abocanhado, já que estava de costas para o mar. Em um instante, uma baleia emergiu da água com a boca aberta, engolindo-o rapidamente.
Como isso foi possível? 🐋🔎
Segundo o biólogo Bio Mesquita, as baleias são animais inteligentes e não confundem seres humanos com alimentos. O que aconteceu foi uma coincidência: uma baleia estava tentando capturar um cardume de peixes e, ao subir para a superfície, o jovem estava em seu caminho.
A baleia, com a boca aberta, criou um pacote enorme, atraindo tudo o que estava próximo, inclusive Adrián. Mas, apesar do seu tamanho, a garganta das baleias não é grande o suficiente para engolir uma pessoa. Por isso, a baleia cuspiu Adrián de volta ao mar, sem conseguir engolí-lo.