O ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), Maurão de Carvalho, foi preso na manhã de hoje (12), em Porto Velho. Maurão foi condenado em 2024 por envolvimento em um esquema de desvio de mais de R$ 11 milhões dos cofres públicos, conhecido como “folha paralela”.
O esquema envolvia servidores fantasmas, nomeados para cargas na ALE-RO, mas que não exerciam funções. A fraude aconteceu entre 2004 e 2005, com a participação de quase todos os 24 deputados estaduais da época. Maurão foi responsável pelo desvio de cerca de R$ 600 mil, além de ocultar os valores usando contas de empresas.
O ex-deputado aguardava o julgamento em liberdade após recorrer de suas denúncias em 2019. Em 2024, o caso foi novamente analisado, com os desembargadores do Tribunal de Justiça de Rondônia aplicando uma nova pena, que resultou em 11 anos e 7 meses de reclusão, além de multa.
Após a decisão final, Maurão foi preso e encaminhado para audiência de custódia, antes de ser transferido para um presídio local. A defesa do ex-deputado ainda não se manifestou sobre a prisão.