O acidente com o avião King Air F-90, ocorrido em São Paulo no dia 7 de fevereiro de 2025, pode ter sido influenciado por falhas anteriores, conforme relatório sobre um incidente em 2013, na Venezuela. No de 2013, o avião sofreu danos graves durante um incidente de emergência devido a uma falha no trem de pouso, ou que afetou a fuselagem e a estrutura da asa. A falha foi atribuída à instalação incorreta de um componente no sistema de acionamento do trem de pouso, além da supervisão específica dos fabricantes.
O avião foi posteriormente registrado nos EUA e importado para o Brasil em 2024, passando a ter o prefixo PS-FEM. Em São Paulo, o avião decolou do Aeroporto Campo de Marte com destino a Porto Alegre, mas pouco após a decolagem, o piloto tentou um pouso de emergência na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. O avião atropelou um ônibus, resultando em uma explosão que causou duas mortes e ferimentos em dez pessoas.
A Polícia Civil de São Paulo está investigando as causas do acidente, incluindo a análise do histórico do avião, os depoimentos de testemunhas e a investigação de possíveis falhas na manutenção do avião. A aeronave foi construída em 1981 e tinha capacidade para oito pessoas, com dois ocupantes no momento do acidente: o piloto e o proprietário do avião, Márcio Louzada Carpena.
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/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/A/s/utYtnmS9m54yctk3BeTw/173892846120515.jpg)