Após mais de uma semana submersa, o Jardim Pantanal, na Zona Leste de São Paulo, enfrenta um novo desafio: o lixo deixado pela enchente. A água baixou no domingo (9), e os moradores começaram a contabilizar os estragos. Muitos móveis e eletrodomésticos, que foram descartados nas ruas.
A dona de casa Patrícia Alves da Silva perdeu tudo e incidente que é preciso retirar até quatro caminhões de entulho e lixo de sua casa. A autônoma Maria Lindinavla Batista também perdeu a cama e móveis essenciais. Ela relatou que está dormindo no chão e depende de doações.
A Prefeitura de São Paulo informou que retirou 800 toneladas de material da região e está realizando a limpeza dos bairros afetados. A administração municipal também oferece ajuda emergencial com um cartão de R$ 1 mil, além de doações de alimentos, água e colchões.
Por que o Jardim Pantanal Alaga?
O bairro, que abriga 45 mil pessoas, está localizado nas margens do Rio Tietê. Devido à ocupação irregular e ao aumento de construções nos anos 2000, uma área sofre com enchentes frequentes. Em 2020, o governador João Doria entregou uma barreira para tentar conter as águas, e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) prometeu investir R$ 400 milhões em obras para melhorar a drenagem da região.