A exemplo do Jardim Pantanal, Guarulhos ainda enfrenta alagamentos em quatro bairros à margem do Rio Tietê: Vila Any, Vila Izildinha, Jardim Guaracy e Vila Laurita. A crise poderia ter sido minimizada se, em 2021, a gestão do ex-prefeito Gustavo Henric Costa, conhecido como Guti Costa (PSD), tivesse avançado com o projeto de construção de um pôlder na Vila Any. No entanto, a obra não saiu do papel e permanece parada até hoje. O governo do estado de São Paulo afirmou que o projeto enviado pela Prefeitura necessitava de mais aprofundamento técnico.
Situação crítica nos bairros alagados
A Vila Any, localizada em Guarulhos, está submersa há mais de uma semana, um reflexo da falta de infraestrutura para lidar com alagamentos. Outros bairros da cidade também enfrentam o mesmo problema, como a Vila Izildinha, Jardim Guaracy e Vila Laurita. O projeto para a construção do pôlder da Vila Any foi entregue em 2021 à Prefeitura, mas não avançou durante a gestão de Guti Costa, que alegou falta de recursos municipais para dar andamento à obra. O ex-prefeito defende que a responsabilidade pela construção do reservatório é do estado e não da Prefeitura.
Respostas do ex-prefeito e do governo estadual
Em nota, Guti afirmou que a gestão da cidade buscou soluções, mas que o projeto não foi executado devido à falta de recursos e à responsabilidade do governo estadual. Ele destacou que em 2023, quando o governador Tarcísio de Freitas solicitou que as prefeituras apresentassem suas demandas, a Prefeitura de Guarulhos reiterou o pedido para a construção do pôlder.
Em resposta, a SP Águas, agência do governo Tarcísio, informou que o documento enviado pela Prefeitura de Guarulhos em 2023 precisava de ajustes técnicos. O órgão afirmou que ainda aguarda a devolutiva para avaliação do projeto.
Críticas e divergências
Guti rebateu a resposta do governo, dizendo que a SP Águas precisa provar que solicitou ajustes no projeto. O ex-prefeito criticou a gestão estadual, apontando o fechamento da barragem da Penha e as obras no lado paulistano como agravantes da crise. Ele também destacou que, durante seu mandato, a Prefeitura de Guarulhos utilizou recursos municipais para executar obras de drenagem que eram responsabilidade do estado.
Ação do novo prefeito de Guarulhos
O novo prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches (PL), declarou que a crise das enchentes na Vila Any é um problema crônico, intensificado pelas fortes chuvas deste início de ano. Ele afirmou que a Prefeitura de Guarulhos está tratando a situação como prioridade máxima, com ações emergenciais e a coordenação de diversas secretarias para apoiar as famílias afetadas.
Sanches destacou que a Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social estão trabalhando para minimizar os impactos das chuvas e ajudar os moradores da região com a distribuição de kits e materiais de apoio.