Moradores de Taboão da Serra, na Grande SP, enfrentaram uma manhã difícil após as fortes chuvas do fim de semana. As ruas ficaram tomadas por lama e lixo, e as casas foram invadidas pela água. Creusa, diarista local, relatou que, além da lama, o rio trouxe até ratos nadando. Ela perdeu móveis e eletrodomésticos e teve de limpar a casa sozinha por horas, aguardando a ajuda da prefeitura, que entregou apenas kits de higiene.
Chuva forte em SP: 18 mortes e caos na Grande São Paulo
Alagamentos e deslizamentos afetam diversos bairros.
A chuva forte que atingiu a capital e a Grande SP no fim de semana causou grandes estragos. Em Taboão da Serra, o córrego Pirajussara transbordou, afetando centenas de famílias e comércios. Além disso, o município de Embu das Artes teve um deslizamento de terra, e a cidade de São Lourenço da Serra enfrentou alagamentos severos. A Defesa Civil prorrogou o alerta para chuvas intensas em todo o estado até quarta-feira (5).
‘Está tudo contaminado’, diz moradora de Taboão após enchente
Creusa perde tudo e critica falta de assistência.
Creusa, que vive há 20 anos em Taboão da Serra, sofreu com as enchentes novamente. O córrego Pirajussara transbordou, invadindo sua casa com água até dois metros de altura. Ela perdeu móveis, eletrodomésticos e enfrentou dificuldades para limpar o local. A diarista criticou a falta de apoio da prefeitura e relatou a precariedade dos kits de limpeza oferecidos, dizendo que são insuficientes para resolver a situação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/s/o/axp4VLRLeAvR7DSwvSCw/captura-de-tela-2025-02-03-093720.png)
Prefeito promete ajuda, mas moradores de Taboão denunciam abandono
Moradores cobram ação mais eficaz após enchentes.
O prefeito de Taboão da Serra, Daniel Plana, declarou que a prefeitura disponibilizou kits de higiene e colchões, além de assistência social. No entanto, moradores como Creusa denunciam a falta de um plano de drenagem e cobram ações mais efetivas, já que as enchentes são recorrentes na região.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/d/A/YykO2gTleNaFFswiudWg/captura-de-tela-2025-02-03-103921.png)
Defesa Civil mantém alerta para chuvas em SP
Alagamentos e deslizamentos atingem a capital e a Grande SP.
A Defesa Civil prorrogou o alerta para chuvas intensas no estado de São Paulo até quarta-feira (5). As áreas mais afetadas incluem a capital, Grande SP e diversas regiões do interior, como Vale do Ribeira e Baixada Santista. O órgão recomenda que os moradores evitem transitar por áreas alagadas e fiquem atentos aos sinais de deslizamentos.