Um cão foi resgatado nesse sábado (1º) após denúncias de maus-tratos. O animal estava acorrentado, sem abrigo, exposto ao sol e à chuva, sem acesso à água ou comida. O tutor, um homem de 51 anos, foi preso em flagrante.
🔎 Resgate e denúncia
A Polícia Civil chegou ao local após receber uma denúncia anônima. O cachorro foi encontrado preso por uma corda curta, impossibilitado de se movimentar. O abrigo improvisado, um palete de madeira, não protegia da chuva, deixando o animal encharcado e tremendo de frio.
Na casa, os policiais encontraram um saco de ração aberto e exposto a insetos e fungos. O tutor alegou que mantinha o cão acorrentado para evitar que ele mexesse nas roupas do varal e sujasse a varanda.
🐾 Destino do cão
Após o resgate, o animal foi encaminhado a uma ONG, onde receberá cuidados veterinários e poderá ser colocado para adoção.
🚨 Maus-tratos são crime
A lei prevê penas de dois a cinco anos de prisão, multa e perda da guarda do animal para quem for condenado por maus-tratos contra cães e gatos. Em Cuiabá, desde 2017, há regulamentações que proíbem o uso de correntes curtas e exigem monitoramento de pet shops por câmeras.