No sábado, 28 de dezembro de 2024, o Boeing 737-800 da Jeju Air, com 181 pessoas a bordo, sofreu o pior desastre aéreo na história da Coreia do Sul. A aeronave, que partiu de Bangkok, em Tailândia, e se dirigiu ao aeroporto de Muan, na Coreia do Sul, deixou 179 mortos, sendo que apenas dois tripulantes sobreviveram. O acidente levanta várias questões e dúvidas sobre as causas e os fatores envolvidos, principalmente devido à combinação de um pouso sem o trem de pouso acionado e as possíveis complicações com pássaros.
Fatos Relevantes do Acidente
- Vítimas e Sobreviventes: A bordo eram 181 pessoas, incluindo 179 vítimas fatais e dois sobreviventes, que eram membros da tripulação.
- Local e Horário do Acidente: O acidente ocorreu por volta das 9h (horário local), quando o voo 7C2216 da Jeju Air tentou pousar em Muan. Para o Brasil, o horário era (21h) de sábado.
- Rota e Origem: A aeronave decolou de Bangkok, na Tailândia, e segue para Muan, na Coreia do Sul.
Causas e Questões Não Respondidas
O acidente envolveu dois aspectos que estão gerando incertezas sobre sua causa:
- Pouso Sem o Trem de Pouso:
- Um dos fatores cruciais que levantam questões sobre o acidente é o pouso sem o trem de pouso acionado, conhecido como “aterrissagem de barriga”. Embora não seja uma ocorrência rara na aviação, o pouso sem o trem de pouso normalmente não resulta em tragédias.
- Em situações normais, um avião que não consegue baixar o trem de pouso de combustível antes de tentar a aterrissagem para evitar uma explosão, mas esse procedimento não foi seguido no voo da Jeju Air.
- Possível Colisão com Pássaros:
- O controle de tráfego aéreo emitiu um alerta de detalhes com pássaros um pouco antes do acidente. No entanto, ainda não está claro se o avião realmente colidiu com aves.
- As colisões com pássaros não são desejadas, mas dificilmente causam acidentes fatais sozinhos. Nos casos anteriores, colisões com pássaros afetaram os motores, mas não resultaram em falhas catastróficas ou no mau funcionamento de outros sistemas, como o trem de pouso.
- Velocidade e Falhas nos Sistemas de Frenagem:
- Vídeos capturaram o momento do acidente, mostrando que o Boeing 737-800 estava com dificuldades para frear e aparentemente sem os flaps (superfícies aerodinâmicas usadas para aumentar a sustentação), o que comprometeu a aterrissagem.
- Especialistas indicam que a aeronave foi muito mais rápida do que o normal para uma aterrissagem. A falta de frenagem adequada e a velocidade excessiva podem ter contribuído para a gravidade do acidente.
- Análise dos Registros de Voo:
- O gravador de dados de voo, também conhecido como “caixa preta”, foi encontrado aproximadamente duas horas e meia após o acidente. O gravador de voz da cabine foi localizado cerca de três horas depois.
- Esses registros são essenciais para reconstruir os eventos e entender os fatores que ocorreram ao acidente. O gravador de dados de voo contém informações específicas sobre os sistemas da aeronave, enquanto o gravador de voz da cabine pode fornecer detalhes cruciais sobre a comunicação entre a tripulação.
Especialistas em Aviação e Análises Técnicas
- Gregory Alegi, especialista em aviação, apontou que há muitas questões ainda não respondidas, como o motivo do avião ter se aproximado da pista em alta velocidade, porque os flaps não estavam abertos e o que causou o mau funcionamento do trem de pouso.
- Christian Beckert, piloto da Lufthansa, observou que a falta de ativação dos sistemas de frenagem, como os reversores, pode ter exacerbado o problema, resultando em uma aterrissagem em alta velocidade.
- Geoffrey Dell, especialista australiano em segurança aérea, ressaltou que colisões com pássaros extremamente resultam no mau funcionamento do trem de pouso, especialmente se ele estiver em uma posição retraída.
Investigações e Procedimentos
- A investigação está sendo conduzida pelas autoridades sul-coreanas, com a participação do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) dos Estados Unidos, já que o Boeing 737-800 foi projetado e fabricado lá.
- A possibilidade de uma falha nos sistemas hidráulicos da aeronave ou algum erro humano ainda será investigada, mas é possível que uma combinação de fatores tenha levado ao desastre.
- O porta-voz da Jeju Air se absteve de fazer declarações sobre a causa do acidente, destacando que uma investigação está em andamento.
Considerações Técnicas sobre a Aeronave e o Aeroporto
- Modelo Boeing 737-800: Este modelo de aeronave é amplamente utilizado e possui um histórico de segurança sólido, sem envolvimento em grandes incidentes antes deste.
- Aeroporto de Muan: O aeroporto possui uma pista de 2.800 metros, que é considerada suficiente para um pouso seguro. Não houve falhas nos padrões de segurança do aeroporto, e os muros nas extremidades da pista estavam dentro das normas.
Impacto e Reações
- Reações das Autoridades: O vice-ministro dos Transportes da Coreia do Sul, João Jong-wan, destacou que o comprimento da pista e os muros de segurança não se desenvolvem para o acidente, afirmando que o aeroporto segue as diretrizes de segurança condicionais.
- Famílias das Vítimas: O desastre causou um enorme impacto emocional nas famílias das vítimas, muitas das quais perderam todos os membros da família no acidente. A dor e o sofrimento de perder esses queridos de uma maneira tão trágica são amplamente relatados.
O acidente envolvendo o Boeing 737-800 da Jeju Air em 28 de dezembro de 2024, que foi descoberto na morte de 179 pessoas, continua sendo um mistério com várias questões não respondidas. Enquanto a investigação continua, especialistas em aviação destacam a complexidade do caso, com a combinação de falhas no trem de pouso, uma possível ocorrência de complicações e falhas nos sistemas de frenagem como fatores que podem ter contribuído para a tragédia. À medida que mais informações se tornam disponíveis, espera-se que a investigação forneça respostas cruciais sobre as causas do desastre.