Mato Grosso, um dos estados com uma vasta diversidade cultural e histórica, enfrenta um desafio significativo: o menor índice de leitura na região Centro-Oeste e o segundo pior do país. Segundo dados da 6ª edição da pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’, divulgada em 18 de dezembro de 2024, apenas 36% da população mato-grossense pode ser considerada leitura ativa, um número que está muito abaixo da média nacional e das demais unidades federativas da região Centro-Oeste. Este cenário revela uma série de questões sociais, educacionais e culturais que precisam ser analisadas com urgência.
1. Mato Grosso em Números: A Realidade da Leitura
A pesquisa, realizada entre abril e julho de 2024, ouviu 5.504 pessoas em 208 municípios de todo o Brasil, trazendo à tona o panorama da leitura no país. Os números de Mato Grosso são alarmantes, refletindo uma profunda dificuldade no acesso à cultura literária.
- Percentual de Leitores em Mato Grosso: Apenas 36% da população do estado é considerada leitora.
- Não Leitores: 74% dos mato-grossenses que sabem ler e escrever afirmaram que não leem livros de literatura por vontade própria.
2. Mato Grosso e os Comparativos Regionais: Como o Estado Se Compara com Outros da Região Centro-Oeste?
Em comparação com os estados vizinhos da região Centro-Oeste, os índices de Mato Grosso são os mais baixos:
- Distrito Federal: 52% de leitores
- Goiás: 52% de leitores
- Mato Grosso do Sul: 40% de leitores
- Mato Grosso: 36% de leitores
Essa disparidade é um reflexo de fatores locais, como políticas públicas ineficazes, falta de incentivo à leitura e pouco acesso a materiais literários, especialmente nas áreas rurais e em comunidades mais carentes.
3. O Que é Considerado Leitor Segundo a Pesquisa?
A definição de leitor na pesquisa da Retratos da Leitura no Brasil é clara: pessoas que leram, inteiro ou em partes, pelo menos um livro de qualquer gênero (impresso ou digital) nos últimos três meses. Já os não leitores são aqueles que afirmam não ter lido nenhum livro no mesmo período, mesmo que tenham lido algum livro nos últimos 12 meses.
4. Por Que a Leitura Está em Declínio em Mato Grosso?
Diversos fatores contribuem para essa baixa taxa de leitura, que reflete mais do que uma simples falta de interesse:
4.1 Falta de Incentivo Escolar e Familiar
Em muitos casos, o incentivo à leitura é fraco tanto nas escolas quanto nas famílias. A leitura obrigatória na escola muitas vezes é vista como uma atividade forçada, o que contribui para a aversão dos jovens aos livros. Além disso, a falta de bibliotecas públicas e o preconceito cultural contra a literatura dificultam o acesso a livros de qualidade.
4.2 Preocupação com a Sustentabilidade Econômica
Em um estado predominantemente voltado para a agricultura e o setor primário, as preocupações econômicas acabam superando a necessidade de projetos voltados para cultura e educação literária.
4.3 Tecnologia e Redes Sociais
A crescente presença de redes sociais e plataformas de entretenimento digital, como streaming de vídeos e jogos online, tem feito com que os jovens se distanciem da leitura tradicional. Esse cenário é evidenciado pela baixa leitura de livros de literatura, com apenas 13% da população lendo livros de ficção por vontade própria.
5. Impactos do Baixo Índice de Leitura em Mato Grosso
O baixo índice de leitura não afeta apenas a formação cultural, mas também tem impactos profundos na sociedade e na educação:
- Baixa formação crítica e cognitiva: A leitura é essencial para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como pensamento crítico, análise de contexto e interpretação de texto.
- Desigualdade social: O acesso restrito à literatura contribui para a manutenção da desigualdade social, já que a falta de leitura está diretamente relacionada à falta de acesso à informação e oportunidades de aprendizado.
- Declínio da qualidade educacional: O baixo hábito de leitura entre estudantes impacta diretamente o desempenho escolar, prejudicando a formação acadêmica e profissional de gerações futuras.
6. Comparativo de Leitura em Mato Grosso nos Últimos 12 Meses
Ao analisar o consumo de livros nos últimos 12 meses, Mato Grosso novamente se destaca negativamente. Confira as comparações por categoria:
- Livros inteiros lidos:
- Mato Grosso: 22%
- Distrito Federal: 38%
- Goiás: 42%
- Mato Grosso do Sul: 36%
- Livros lidos em partes:
- Mato Grosso: 27%
- Distrito Federal: 43%
- Goiás: 46%
- Mato Grosso do Sul: 38%
- Livros lidos por vontade própria:
- Mato Grosso: 27%
- Distrito Federal: 52%
- Goiás: 53%
- Mato Grosso do Sul: 50%
- Livros de literatura lidos por vontade própria:
- Mato Grosso: 13%
- Distrito Federal: 34%
- Goiás: 36%
- Mato Grosso do Sul: 27%
Esses números são reveladores e refletem uma necessidade urgente de políticas públicas mais eficazes para promover a leitura e o acesso a livros em todo o estado.
7. Redução de Leitores no Brasil: O Que Isso Significa para o Futuro de Mato Grosso?
A redução do número de leitores no Brasil, com uma queda de 6,7 milhões de leitores nos últimos quatro anos, é um indicativo de uma crise de leitura generalizada. Para Mato Grosso, isso representa uma perda cultural e educacional que se reflete diretamente no desenvolvimento do estado e na formação de novas gerações.
7.1 A Falta de Leitores Afeta a Educação
A educação literária é um dos pilares para a formação de cidadãos críticos e preparados para o mercado de trabalho. A falta de leitura compromete esse processo e cria um ciclo de desinteresse e falta de motivação nos jovens.
7.2 Propostas para Reverter o Cenário
É fundamental que o governo, escolas e famílias trabalhem juntos para criar estratégias que incentivem a leitura:
- Promoção de campanhas de incentivo à leitura, como feiras literárias e clube de leitura.
- Criação de bibliotecas públicas e a disponibilização de livros digitais.
- Apoio à literatura regional, com foco na história e cultura local.
- Oferecimento de programas de leitura nas escolas, com materiais diversificados e voltados para o interesse dos estudantes.
O baixo índice de leitura em Mato Grosso é um reflexo de uma série de fatores históricos, culturais e educacionais. No entanto, com um esforço conjunto de todos os setores da sociedade, é possível reverter esse cenário e construir um estado mais crítico, informado e culturalmente enriquecido. Investir em leitura não é apenas uma questão de acesso a livros, mas uma chave para o desenvolvimento pessoal e social de todos os cidadãos mato-grossenses.